Empresas se unem para incentivar nova modalidade logística a comércios eletrônicos de todos os portes, reduzindo custos e oferecendo vantagens a vendedores online
SÃO PAULO, 22 de julho de 2020. A Boxit Brasil, empresa especializada em smart lockers, e a Entrega Já, empresa com aplicativo especializado em entregas rápidas de cargas fracionadas, anunciaram uma parceria para facilitar a clientes de ambas as companhias a entrega em armários inteligentes com rapidez, segurança, custos reduzidos e integração facilitada.
Com a atual pandemia de COVID-19 obrigando consumidores e vendedores a migrar mais rapidamente para as transações online, o mercado de logística é um dos que vêm crescendo muito em volume – e também em custos no segmento, já que uma maior variedade de compradores representa também uma diversificação de destinos finais para as entregas, e a chamada “last mile” corresponde a até 50% dos custos totais de frete no e-commerce. Por isso, a Entrega Já enxergou na parceria com a Boxit uma oportunidade de ser mais eficiente em sua operação e também de atender a necessidades específicas de seus clientes, que antes tinham limitações no envio.
Um exemplo dessas necessidades vem de um de seus maiores clientes, o atacadista Gimba, que entre suas mais de 30 mil entregas mensais com a empresa de logística, tem no topo da lista os pacotes de papel para impressão. Este produto muitas vezes é pedido em envios que exigem rapidez, pela necessidade do cliente final, e ao mesmo tempo não cabem nos baús de serviços de entrega por motocicletas, que tradicionalmente são associados a entregas expressas. Ao utilizar a entrega em smart lockers, modalidade que deve ser adotada por até 20% das empresas de e-commerce no futuro próximo, a Entrega Já mantém a rapidez de disponibilização do produto aos compradores, ao mesmo tempo em que viabiliza a operação de entrega dos volumes campeões de vendas.
“Esse tipo de operação já é um sucesso lá fora pois, além de permitir mais flexibilidade nos volumes enviados, não depende da ‘sorte’ de encontrar o cliente em casa para realizar a entrega, ou de ter que agendar um recebimento, que também complica e encarece as operações.”, explica Flavio Iazzetti, CEO da Entrega Já. “Como as entregas não realizadas chegam em média a 6% do nosso volume total, de cerca de 3 mil entregas diárias, isso representa um benefício enorme na operação. Ainda mais durante a pandemia, quando o percentual de estabelecimentos fechados quase dobrou este indicador”, complementa.
A Entrega Já, que se originou de uma transportadora tradicional mas nasceu com vocação para a tecnologia, já era parceira de plataformas como VTEX e Intelipost mas fez a integração com o sistema da Boxit por acreditar no potencial de crescimento da modalidade, permitindo que cada vez mais clientes possam usufruir dos benefícios do serviço dentro de seus contratos e tornando mais fácil fazer entregas em até 24 horas na capital paulista, por conta da consolidação de volumes por ponto.
“Alguns projetos, que talvez fossem acontecer em anos, acabaram sendo adiantados para irem ao ar em poucos meses por conta da pandemia, já que as pessoas migraram para as compras online muito mais rapidamente e por necessidade. Não dá para ficar esperando, por isso quisemos embarcar logo no sistema de smart lockers, para começar hoje mesmo a solução do futuro. Com isso, podemos reduzir até 5% nos custos totais de operação, mantendo nossa agilidade”, continua Iazzetti.
A concentração de entregas em armários inteligentes, comparada com o envio para múltiplos destinos fracionados, traz outras vantagens além do custo. Os operadores logísticos ainda economizam tempo de entrega, permitindo melhor giro de volumes, e ainda reduzem a emissão de poluentes, preocupação cada vez mais presente para empresas de todos os segmentos hoje em dia. Ao concentrar cerca de 10% de suas remessas em armários inteligentes, uma empresa de logística pode passar de 50 pontos de entrega (ou retirada, nos casos de logística reversa) para apenas 1 ou 2 por região. Aliado ao trânsito de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, onde a empresa atua, esse fator pode representar sozinho um enorme diferencial operacional e competitivo.
Em função destes benefícios, a própria Entrega Já negociou uma tabela de preços especial para clientes em conjunto com a Boxit, que contempla todos os custos necessários para os dois serviços em condições “extremamente agressivas”, conforme relata Iazzetti, visando incentivar a adesão de um número grande de empresas ao sistema.
Jorge Segares, CEO da Boxit Brasil, lembra: “Com a pandemia, ficou muito mais rápido o movimento de migração de negócios que antes eram apenas físicos para o online. Usando nossos smart lockers, além de contornar limitações operacionais importantes de outras modalidades, operadores logísticos como a Entrega Já passam a se diferenciar na oferta de serviços a seus clientes do varejo, contando com pagamento na retirada, por exemplo, sem necessidade de carregar maquininhas ou treinar motoristas. A hora dos smart lockers no Brasil chegou e nossos clientes estarão à frente do mercado com essa solução”.
Sobre a BoxIt
www.myboxit.com.br
A Boxit nasceu no Panamá, com tecnologia proprietária, e atende mais de 6 mil clientes naquele país, incluindo grandes varejistas e marketplaces. Iniciou suas operações formais no Brasil em 2019 e, no mesmo ano, foi finalista no Latam Innovation Awards, ficando em 4º. lugar dentre 1.700 empresas avaliadas.
Sobre a Entrega Já
www.entregajalog.com.br
A Entrega Já nasceu dentro de uma empresa de transportes com mais de 25 anos de experiência no mercado, com o intuito de atender às demandas e necessidades de clientes de todos os portes de forma mais rápida e eficiente. Atende empresas como Gimba, Kalunga, BR Supply e outros de diversos segmentos. Conta com mais de 200 veículos circulando em SP e RJ, agilizando coletas e entregas pelas cidades, através de um aplicativo próprio e também um site, que permitem serviços B2B e B2C para volumes de diversos pesos e medidas, incluindo agendamentos, same day delivery, pick up in store, smart lockers e logística reversa, tudo com acompanhamento online.