Boxit Logística Reversa v1.1

Através deste processo é possível criar um pacote reverso, onde o cliente final pode utilizar o locker para efetuar o retorno.

Vamos explicar as duas etapas deste processo: Entrega e Retirada de Pacotes.

1. Proceso de Entrega

O processo de entrega está resumido no diagrama a seguir, o cliente final entra em contato com a empresa para fazer a devolução, e a empresa se encarrega de reservar uma porta no armário, esse processo é realizado através dos diferentes tipos de integração entre Boxit e a empresa.

1.1 Registro de pacote reverso

Consulte a documentação API Boxit, os seguintes endpoints.

POST- Cotação de armário

Permite fazer uma Cotação para entregar no armário. A partir do CEP do usuário, uma ou várias opções de armários são devolvidos para poder entregar o pacote.

POST Solicitação de Registro de pacote no armário

Permite o cadastro de um pedido para entrega no armário. De acordo com a cotação selecionada.

1.2 Notificação de entrega

Ao criar o pacote, uma porta é reservada no armário.

Deve ser enviada uma notificação ao cliente final com a informação do número do pacote. (código de entrega)

Se o Boxit enviar a notificação, ela terá o seguinte formato:

O cliente deve identificar o pacote com o número do pacote enviado, recomenda-se que o cliente imprima a etiqueta que é enviada no e-mail.

  1. 3 Entrega no armário

O cliente final deve ir até o armário selecionado, escanear o código do pacote que recebeu, e a porta do armário abrirá automaticamente.

O cliente deve colocar sua encomenda dentro do armário e confirmar a entrega na tela, com isto, o processo de entrega está concluído.

2. Processo de Retirada

As ações a seguir permitem que a empresa saiba quando o pacote devolvido está pronto para ser retirado do armário.

  • Email Operacional: (opcional)

Diariamente é enviado um relatório com os pacotes que foram entregues no armario, para serem recolhidos pelo mensajeiro.

  • Notificação de entrega (opcional)

Quando um pacote é entregue ao armário pelo cliente final, uma notificação é acionada para o ecommerce.

API Boxit:

Através da integração via API  podem verificar o status dos pacotes que estão no armário.

Consulte a documentação API Boxit, os seguintes endpoints.

GET  Status de Pacote

Método que permite consultar de forma simples os status de um pacote em Boxit.

CódigoDescrição
ECBPacote entregue no armário
PODPacote Retirado do locker
RPBPacote tem 24 horas dentro do armário (lembrete)
PVBPacote com tempo expirado no armário

Remover pacote do armário

O mensageiro vai até o armário, com a senha dos pacotes que devem ser retirados do armário.

Assim que os pacotes são retirados, eles mudam seu status e a porta fica novamente disponível para entregas futuras. Com este processo termina o retorno do pacote.